Está na moda falar em estilo de vida sustentável e fazia tempo que a Nexo estava pensando em lançar uma ideia ecologicamente correta. Neste ano de 2011 resolvemos reavivar uma ideia antiga, que é o furoshiki, inventado mais ou menos no ano de 1300 no Japão. Trata-se de um pano que é amarrado e dobrado, para carregar diversas coisas, no formato de uma bolsa.
Naquela época, esse tipo de pano era usado principalmente para embrulhar as roupas dos frequentadores dos banhos públicos (existentes até hoje em todos os cantos do Japão).
Atualmente, voltou à cena por ser considerado uma Ecobag muito versátil. Colocamos então o apelido de NexoBag. Com ela você pode, por exemplo, carregar melancias, garrafas de vidro, pequenos objetos e livros. O furoshiki já foi tema de artigos de revistas, trabalhos de graduação e até concursos internacionais.
Para contribuir com ideias e atitudes sustentáveis, utilizamos um tecido ecologicamente correto, derivado da reciclagem de embalagens PET e algodão 100% orgânico.
O Jornal MEMAI publicou uma notícia sobre Furoshiki apresentado o trabalho social da Tereza Hatue de Resende, que vem produzindo os tais panos com a Clube de Mães União Vila das Torres. E a Nexo Design foi citada pela sua sacola ecológica, também inspirada na mesma tradição.
“Os japoneses dizem ‘mottainai’ toda vez que se defrontam com casos de desperdício. Isso pode refletir em atos como aproveitar cascas, raízes e brotos de alimentos ou não desperdiçar um grão de arroz, atitude bem comum entre os imigrantes mais velhos. A ideia de sustentabilidade pegou com tanta força nos últimos anos, que até uma empresa de Curitiba, a Nexo Design, de Naotake Fukushima, distribuiu, em 2011, uma sacola ecológica como brinde aos clientes.”
Leia matéria completa em:
http://www.memai.com.br/2013/05/21-economia-mottanai