Finalista do Prêmio Jabuti de 2015 na categoria “Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática”, este livro foi escrito por Paulo Sérgio Bernarde, professor na Universidade Federal do Acre (Ufac).
Publicada em 2014, a obra de Bernarde é resultado de mais de 20 anos de pesquisa na área. São 223 páginas e 330 fotografias com informações sobre as 62 espécies de serpentes peçonhentas conhecidas em todo o país.
O livro apresenta dados sobre ecologia, comportamento, habitat, distribuição geográfica. Ainda são destaques temas como envenenamentos, diagnóstico, tratamento, primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de crendices e superstições.
Sobre o autor
Paulo Bernarde é professor associado da Ufac no campus de Cruzeiro do Sul e docente credenciado nos cursos de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais e do Doutorado na Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede Bionorte. Ele é mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Esse é o quarto livro do autor.
Veja o vídeo do autor apresentando o livro aqui.
Veja o livro no site da editora Anolis Books aqui.