Movimento iniciado por Josiane Bibas, da Ong Freguesia do livro, e Naotake Fukushima, diretor da Nexo Design e Editora Insight, o Coletivo Era Uma Vez nasceu com a ideia de apresentar os escritores e ilustradores de livros infantojuvenis para o público em geral, com seus livros, oferecendo atividades que contribuem para a formação de leitores, tais como: contação de histórias, rodas de leitura, oficinas de desenho, além da venda dos livros.
O propósito também é aproximar autores de seus jovens leitores, tirando aquela imagem de que escritores e ilustradores são pessoas distantes e intocáveis. Sempre acontece um revezamento dos autores no decorrer de um evento, assim os leitores têm a rara oportunidade de encontrar vários autores em um só local, possibilitando uma aproximação de forma direta e divertida.
A marca do Coletivo Era Uma Vez foi desenhada à mão, resultando em um lettering que confere um toque de contos de fadas. Possui versões vertical e horizontal, tanto colorida como em preto e branco, para se adaptar às diversas demandas de identificação do Coletivo. As letras são compostas de maneira dinâmica e divertida, lembrando tanto a diversidade do grupo quanto a celebração da alegria que é a literatura infantojuvenil.
O Coletivo já realizou diversas atividades no cenário literário Curitibano, em eventos como: Manoo, Emporium Handmade, Leite Quente, Mamute Feira Gráfica, entre outros.