Em “Helena Kolody: Investindo no próprio tom”, Paulo Venturelli realiza uma rica análise por meio de haicais selecionados, levando o leitor a uma dimensão mais profunda das obras da poeta. No capítulo “Poeta fala” é apresentada uma extensa entrevista cedida à Venturelli, em que é abordada sua trajetória profissional, atravessando memórias nostálgicas e afetivas. Comentários críticos acerca da obra da poeta, publicados no decorrer de sua carreira, são levantados em “Panorama Crítico”, onde se encontram nomes como Paulo Leminski, João Manuel Simões, Sônia Régis, Alice Ruiz, entre outros.
Em 1995, Paulo Venturelli realizou a primeira edição, pela Editora UFPR, desse estudo sobre a obra de Helena Kolody, poeta brasileira, considerada uma das maiores representantes literárias do Estado do Paraná. Devido à relevância dessa produção poética a Editora Insight lança agora a segunda edição especial com um projeto gráfico cuidadoso, com acabamento e encadernação artesanal, tornando cada exemplar único. Essa edição foi premiada com Prata na categoria Editorial do 10º Prêmio Bornancini de Design, um reconhecimento à excelência e ao cuidado que permeiam cada detalhe da publicação.
No lançamento do livro, transmitido pelo youtube, no dia do aniversário de Paulo Leminski,
O lançamento online ocorreu no dia do aniversário do Paulo Leminski, que cultivou amizade com a Helena Kolody e Dia Nacional da Comunidade Ucraniana que este ano completa 130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil. Paulo Venturelli destacou
“uma edição muito caprichada, muito bonita e as capas terão cores diferentes, a lombada é costura manual, então é um livro que acaba sendo especial, pra mim, acho que para dona Helena e para cultura paranaense no geral”.
Na ocasião estiveram presentes Paulo Venturelli, Daniel José Gonçalves e Naotake Fukushima, editor da Editora Insight, O link para a gravação do evento de lançamento permanece aberto por tempo indeterminado: bit.ly/kolody
No prefácio do livro, Daniel José Gonçalves observa que:
“(…) o leitor e a leitora passearão pela poesia de Helena Kolody conduzidos pela escrita precisa e inquieta do também poeta Paulo Venturelli. Atual, a reflexão crítica de Venturelli é provocadora para quem deseja estudar a obra da autora, mas também norteadora para quem deseja se iniciar nas tramas do sonho que é sua poética, pois aborda os elementos essenciais dessa obra que ainda tem muito a ser investigada. A entrevista que Helena Kolody concede ao autor é reveladora do seu pensamento sobre linguagem, poesia e vida, sobre quem é o ser humano Helena Kolody e as dificuldades que enfrentou para construir uma carreira de mais de meio século, chegando ao final em sua melhor forma. A esse percurso, embora, de certa forma, já marcados pelo tempo, uma série de textos críticos complementam este estudo que continua a ser obra fundamental na bibliografia sobre Helena Kolody.”
Paulo Venturelli, membro da Academia Paranaense de Letras, nasceu em Brusque, SC e graduou-se em Letras pela UFPR. Tem Mestrado em Literatura Brasileira pela UFPR e Doutorado em Literatura Brasileira pela USP. Com trajetória pelo teatro, tem diversas obras publicadas, sendo vencedor dos prêmios: A arte de ser menino – Prêmio Cruz e Sousa, da Fundação Cultural Catarinense (1996), Conjunto da obra – Prêmio Fernando Amaro, da Câmara dos Vereadores de Curitiba (1997), Visita à baleia – Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o melhor livro do ano (2012), a melhor ilustração – Prêmio da Revista Crescer (SP) e o melhor livro do ano (Jabuti – 2° lugar, 2013). www.pauloventurelli.com.br
Daniel José Gonçalves possui graduação (2005) e mestrado em Letras (2008) pela Universidade Federal do Paraná e Especialização em Antropologia Cultural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Em 2020, iniciou o doutorado em Letras na Universidade de São Paulo, com tese que aborda a poesia brasileira contemporânea. É professor no Instituto Federal do Paraná. Tem experiência na área de Literatura Brasileira, com ênfase em Poesia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: interseccionalidades, identidade, campo literário, poesia e cultura, poesia e ideologia.
Ficha técnica
Encadernação artesanal.
86 páginas em papel Pólen.
Capa em papel vegetal pintada individualmente.
Encarte com carta de Carlos Drummond de Andrade para Helena Kolody.
Encarte com a reprodução de um poema publicado em ucraniano.
Fac-símile de um caderno com poemas escritos a mão pela própria Helena.